sexta-feira, 20 de julho de 2012

VIVA MELHOR COM A NATAÇÃO OS ESPORTES AQUÁTICOS



 Sugestão de Leitura: Sandro Aredes - professor de natação



A natação não pode ser considerada simplesmente um esporte. Ela também está relacionada com a saúde.
A natação para crianças asmáticas ou com bronquite, quando bem orientadas, é importante para a melhora da doença.
A Natação também é uma boa opção de atividade física para gestantes, sendo que água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. A natação durante a gravidez melhora a circulação, a força e a resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.
Para os idosos, essa atividade física é uma forma de integrar o idoso à sociedade e também uma maneira de tratá-lo de doenças como as articulares, pulmonares, cardíacas ou musculares. Esse esporte é bom para todas as idades, porque descansa o corpo e a mente e relaxa das tensões do nosso dia-a-dia.
Para as pessoas que praticam esse esporte visando competições, o desempenho depende muito de uma boa alimentação durante e após os treinos e competições, pois a falta de nutrientes pode ser prejudicial aos atletas e para aqueles que fazem da natação um lazer também aproveita muito desse esporte porque é uma ótima atividade para se divertir.

Veja alguns benefícios deste esporte:

• A natação contribui no desenvolvimento físico, ou seja, fortalecer grande grupo muscular.

• Melhora a coordenação dos movimentos e aumentar a resistência cárdio-respiratória.

• Contribui no desenvolvimento psicológico e social.

• Combate o estresse e a obesidade.

• Auxilia no tratamento de bronquite e asma.

Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.
Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercícios corretivos e iniciar peito e borboleta, de acordo com seu professor e sua habilidade e capacidade física. A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.
Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.


Quanto se gasta em kcal?

Para uma aula de natação há um gasto calórico médio é de 400 a 530 kcal/hora.
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.
Dicas de hidratação
Nadadores que habitualmente perdem mais de 1% de peso corporal durante a prática, devem ser incentivados a beber mais, para ficar mais hidratados.
Evite bebidas gasosas que podem causar inchaço e reduzir a quantidade de líquido consumido.
Evite bebidas com cafeína e alcoólicas, pois pode fazer o corpo perder líquido.

Lembre-se: toda prática esportiva ou de alguma atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional de educação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário